Metodologia Gustavo Borges: mais de 20 anos transformando a gestão e o ensino da natação no Brasil.
A Metodologia Gustavo Borges foi criada em 2005 por especialistas em natação com o objetivo de transformar o ensino aquático por meio da educação.
O projeto teve início a partir da parceria entre Gustavo Borges, medalhista olímpico e referência do esporte brasileiro, e Renato Ramalho, nadador olímpico. O encontro dos dois, durante as Olimpíadas de Barcelona (1992), marcou o nascimento da metodologia, que mais tarde passou a contar também com Felipe Malburg e Gustavo Pinto (“Guga”), ampliando o projeto.
Inicialmente focada no ensino pedagógico da natação, a Metodologia evoluiu a partir da vivência prática dos sócios na gestão de sua escola de natação. Essa experiência mostrou que a qualidade pedagógica precisa caminhar junto com gestão eficiente, formação de equipes, organização do espaço aquático e estrutura de processos.
Hoje, a Metodologia Gustavo Borges é um sistema completo para escolas de natação e academias, integrando pedagogia, gestão, capacitação profissional e suporte estratégico para um crescimento sustentável. Está presente em centenas de escolas e academias, impactando milhares de alunos, famílias e profissionais todos os dias.
Propósito
Transformar a vida das pessoas com educação por meio da natação.
- Acreditamos que a natação é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento físico, emocional e social, e que, quando bem conduzida, transforma realidades.
visão
Desenvolver processos e produtos para impulsionar a gestão aquática.
- Com foco no desenvolvimento da natação, da saúde, das pessoas envolvidas em todas as etapas do processo e nos resultados das empresas do nosso mercado.
Missão
Atingir a marca de 1.000 piscinas licenciadas pela Metodologia até o final de 2028.
- Crescer com qualidade, consistência e impacto positivo no mercado aquático.
Gustavo Borges
Quatro vezes medalhista olímpico, 19 vezes medalhista pan-americano e ex-recordista mundial dos 100m e do revezamento 4×100m livre. Gustavo Borges se formou em Economia pela Universidade de Michigan (EUA) e integra o Hall da Fama da Natação Mundial e o Hall of Honours da Universidade de Michigan. Sua dedicação ao esporte se transformou em dedicação e resultados nos negócios.
Renato Ramalho
Formado em Empreendedorismo e Gestão pela Universidade do Arizona (EUA), é nadador olímpico (Seul 1988 e Barcelona 1992), ex-atleta do Esporte Clube Pinheiros, heptacampeão brasileiro e pentacampeão sul-americano de natação. Em 2019, foi eleito Presidente do Ano pelo Fenaclubes, pelo trabalho realizado no Clube Curitibano.
Gustavo Pinto (“Guga”)
Arquiteto formado pela PUC-Campinas, com especializações em Arquitetura Hospitalar e projetos arquitetônicos para academias, é o idealizador dos projetos das Academias Gustavo Borges. Ex-nadador profissional, figurou no Top 10 do circuito máster de natação.
Felipe Malburg
Administrador formado pela Universidade Federal do Paraná, com MBA Executivo pela FEA/USP, possui mais de 30 anos de experiência em varejo e franquias, atuando nas áreas operacional e comercial em empresas como Shell, Blockbuster e TIM. Ex-nadador profissional com 20 anos em nível competitivo, foi recordista sul-americano e campeão mundial máster sul-americano, brasileiro e paulista.